Casa da Mantiqueira

Sul de Minas, região remota na borda do Parque do Papagaio, classificada como um hotspot.

Desafios:

O principal desafio sem dúvida alguma foi a distância e as estradas intransitáveis em algumas épocas do ano. Não havia energia elétrica e encontrar mão de obra confiável em todas as etapas da construção foi bastante complicado. Tivemos que trocar a equipe algumas vezes, o que ocasionou atrasos  O Frio intenso com temperaturas a abaixo de zero no inverno era desanimador.

Pontos positivos: Água em abundância, terra de boa qualidade, sol pleno, bioma em clímax, mas já havia algumas clareiras e caminhos definidos.

Materiais disponíveis – pedras e árvores caídas na propriedade e na vizinhança.

 

Resultado:

Casa totalmente autossustentável, ampla, alta e privilegiando a vista deslumbrante. Bastante segura, confortável e fonte de cura para qualquer Ser.

O conceito de biofilia foi empregado na escolha dos materiais de revestimento. Levou-se em conta a disponibilidade dos materiais fartos na região como pedras e madeiras. Por vezes comprávamos arvores inteiras caídas de vizinhos.

A cozinha é integrada à sala. Com 2 suítes e um loft no andar inferior. A garagem se conecta à varanda por uma ponte coberta. Possui um quarto de despensa, uma boa área de serviços e algumas áreas técnicas para abrigar os conversores e as baterias das placas solares.

Optamos por fechamentos de paredes no 2º piso em Woodframe para não sobrecarregar a estrutura existente. A área ampliada ao redor da casa foi feita em concreto e alvenaria convencional. O conforto térmico vem das lareiras e do fogão à lenha. As paredes internas e externas receberam manta e isopor para acumular calor.

O telhado foi todo refeito e recebeu manta e forro de madeira.

O piso de madeira de demolição veio de Tiradentes bem como todas as portas e janelas.

A casa é bem clara. No alto, vidros fixos foram instalados no encontro das paredes triangulares com o telhado para garantir uma boa iluminação.

Construir essa casa foi uma verdadeira aventura! Contar com o inesperado fez parte do jogo e até hoje a natureza reina soberana, o humano que teve de se encaixar.