Casa Amba
Localizada no Horto, Rio de Janeiro. A casa de Vila Operária, tombada pelo Iphan, foi construida em 1890 e reformada, ampliada e restaurada em 2007.
Desafios:
A reforma seguiu uma exigência da prefeitura: recuperar a fachada e o telhado da construção de 1890, que é tombada. O maior desafio do projeto foi ampliar a área útil, pois as paredes externas não podiam sofrer alterações.
A antiga vila operária traduz um estilo de vida simples e despojado em seu DNA.
Resultado:
Aumentamos a casa para cima: com a retirada do velho forro do telhado, aproveitou-se o pé-direito duplo para a criação de um mezanino, onde ficou instalado o quarto principal. A escada em estrutura metálica foi construída na área externa, na lateral do terreno, e conecta a casa principal e a edícula pelo mezanino.
Uma grande porta de correr de vidro integra os ambientes. A reforma preservou as paredes externas de tijolo de barro, que sustentam o telhado e as pedras de cantaria foram encontradas na fase de escavações. Criei um pátio generoso com deck de madeira e parte com cobertura de vidro para garantir a comodidade em dias de chuva.
Nesse espaço, o novo e o antigo encontram-se em perfeita harmonia. A Casa Amba é famosa por acolher ativistas ambientais e artistas. Um lugar do bem, com seu encanto revelado.